quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A carta de Genoíno























Por Rodrigo Constantino

Os advogados do ex-presidente do PT José Genoino enviou (sic) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma carta de apoio ao réu assinada por mais de três mil pessoas – entre elas, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Intitulado “Nós estamos aqui!”, o texto defende o petista das condenações firmadas no ano passado pela Corte no processo do mensalão. “Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos. Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão”, diz a carta.
Também assinam a carta dois ex-ministros do governo Lula: Franklin Martins, da Comunicação Social, e Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos, além de Ricardo Kotscho, que foi assessor de imprensa do ex-presidente. Há assinaturas também do sociólogo e crítico literário Antonio Candido, do escritor Fernando Morais, do músico Jorge Mautner, da psicanalista Maria Rita Kehl, da filósofa Marilena Chauí, do cineasta Luiz Carlos Barreto, do ator Paulo Betti e do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.
A turma é a de sempre. Artistas e “intelectuais” que jamais estiveram do lado certo da cerca política ou ideológica. Defendem o que há de pior, o socialismo, a revolução bolivariana, os radicais do PT. Para essa gente, Genoino é um cara honesto pois os desvios foram pela causa, não para si próprio (não fica claro como ele consegue pagar tratamento no melhor e mais caro hospital privado do país).
O teor da carta é realmente constrangedor. O mensaleiro condenado deve ser solto pois “traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade (aquela existente em Cuba?), justiça (aquela da Venezuela?) e pão (???)”. Para ser patético, precisa melhorar muito ainda!
Mas fico aqui pensando: tenho certeza de que Fernando Beira-Mar consegue reunir uns 3 mil aliados nas favelas em que atua ou atuava. Talvez não sejam celebridades (não estou certo disso), como o petista conseguiu. Mas seria uma carta assinada por muita gente, alegando que o pobre traficante lutava apenas por mais dignidade da comunidade.
Meu ponto é: só o fato de essa turma mandar uma carta dessas demonstra o quanto ignora o império das leis, a isonomia de tratamento defendida pela Constituição, o estado de direito. Para essa esquerda jurássica, não há crime se feito em nome do socialismo. Vale tudo!
Tal mentalidade é apenas mais uma forte evidência de porque essa corja golpista precisa ir urgentemente para trás das grades. Que o STF não cuspa na cara dos brasileiros decentes hoje! Afinal, somos muito mais do que 3 mil bajuladores de ditadores comunistas, e estamos do lado da lei e da verdadeira justiça!

Nenhum comentário: