quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Governo pensa em salvar Renan Calheiros

Por um Brasil mais Digno - Foto: Maria Tereza Correia/Estado de Minas
.
.
O jogo sujo do governo para salvar a pele do Renan e aprovar a CPMF
.
Mais uma vez o Ricardo Noblat acertou na mosca!
.
.
Como o governo pensa em salvar Renan "Coco" Calheiros
.
O governo armou a seguinte jogada para salvar o mandato de Renan Calheiros. Ele se licencia do cargo de presidente até ser julgado pelo Conselho de Ética, onde é acusado de quebra de decoro.
.
Se o Conselho recomendar sua cassação, ele renunciará ao cargo em definitivo às vésperas de ser julgado pelo plenário. Em troca, o PT votará pela absolvição dele. E parte da oposição, também.
.
Foi pelo menos isso que Romero Jucá (PMDB-RO), líder do governo no Senado, propos ontem a Tasso Jereissati (CE), presidente nacional do PSDB, e José Agripino Maia (RN), líder do DEM no Senado.
.
Os dois dizem que recusaram a proposta.
.
O que pretende o governo com isso? Salvar o mandato de um aliado. E restabelecer a paz no Senado para aprovar ali a prorrogação até 2011 da CPMF.
.
Renan virou refém do governo. Depende dele para não ser cassado. Mas o governo é refém de Renan. Depende dele para que a prorrogação da CPMF seja aprovada.
.
Há duas semanas, para mostrar que manda na maior parte da bancada do PMDB, Renan orientou-a a votar contra a Medida Provisória que criou a Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo onde Lula empregou o filósofo Mangabeira Unger. A Medida foi derrotada.
.
Na melhor das hipóteses, a prorrogação da CPMF só será votada no Senado ali por meados de dezembro. A sorte do mandato de Renan será decidida antes disso.
.
Em tempo: foi Lula que subiu no coqueiro e tirou o coco, prometendo devolvê-lo ao lugar mais tarde. Ou pelo menos a preservá-lo.
.

Nenhum comentário: