quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Dasabafo - por Igor Dinotte


Carta após as manifestações do movimento ‘Ética Já’, em 29/09/2007 do movimento ‘Por Um Brasil Mais Digno’, em 11/10/2007:
.
Durante muito tempo temos sofrido em silêncio. Nossos valores e nossa esperança de um país próspero têm sofrido açoites incessantes das mãos ríspidas da corrupção, da falta de ética em nossas instituições públicas. Estivemos desalentados, em um estado de comodidade, definhando um pouco todos os dias frente aos abusos de alguns que, sob o aspecto do poder público, se mantêm em uma posição inatingível, a partir da qual podem zombar do povo brasileiro, dos sentimentos puros das pessoas corretas do país, e não serem punidos de forma alguma.
.
Alguns políticos e parte da imprensa agem com má-fé, tentando jogar brasileiros contra brasileiros, incitando rancor entre classes sociais e entre raças. Mas a eles dizemos que diferenças econômicas e de cor de pele não separam os filhos da Nação. Dizemos a eles que a ética não é privilégio de determinada classe ou de determinada cor, e é por ela que nos unimos. Todos nós temos sofrido juntos, contemplando, em silêncio, a longa noite que paira sobre o Brasil. Mas não mais somos irmãos apenas em infortúnio, mas também somos irmãos na linha de frente da luta por um Brasil com decência. Formamos uma grande família, filhos da mesma pátria, irmãos na mesma causa.
.
Ouvimos o choro seco do Brasil, que há muito tempo clama pela ajuda de seus filhos. Não mais deixaremos nosso país sangrar, não mais daremos às costas ao pranto de nossa pátria que se lamenta pelo nosso presente e teme pelo nosso futuro. Não vamos nos intimidar com as falácias dos políticos de má-fé nem com a perfídia da imprensa que se vendeu, que tentarão desmoralizar as manifestações em todo o Brasil por verem seus interesses ameaçados. Nem nos envergonharemos quando esses, que tentam desmoralizar as manifestações legítimas de um povo, utilizam a palavra “golpismo”, quando na verdade estamos fazendo valer a liberdade de expressão, quando temos em nós o espírito da democracia ao participarmos da política de nosso país. Sabemos que não estamos sós e que sempre poderemos levantar nossas vozes e protestar. Temos o dever de lutar incessantemente, de erguer nossas bandeiras e ir às ruas enquanto houver injustiças e desrespeito ao povo. Liberdade ainda que tardia! Devemos ter fé que nossa força irá nos libertar dos grilhões da política corrupta, e fazer de nossa fé nosso compromisso, até o sonho virar realidade.
.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
.
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
.
Golpista é aquele que difama os que exercem o direito sagrado de se expressarem. Golpista é aquele que calunia os que exercem a democracia. Golpista é aquele que injuria a liberdade daqueles que não se acomodam e lutam por justiça. Golpista é aquele que quer calar as opiniões divergentes e sequer considera a Lei.
.
Art. 5ºIV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.
.
Igor Dinotte - coordenador voluntário do Movimento Ética Já

Nenhum comentário: