domingo, 23 de setembro de 2007

Manifesto Mineiro pela Ética




Manifesto Mineiro pela Ética Já!


“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto...” Rui Barbosa.


Quando Rui Barbosa escreveu o celebre texto em 1914, não imaginaria ele que seria tão atual em 2007. A sociedade brasileira anda desencantada com a política. As pessoas de bem estão enojadas com tanta corrupção e impunidade vigente em nossa pátria. Por isso, deixam cada vez mais de acompanhar o noticiário político, na TV, nos jornais impressos, na mídia de modo geral.



Preferem não debater sobre o assunto, acham o tema exaustivo, repetitivo e que no fim, não vai dar em nada tanta indignação: a impunidade sempre vence... Tudo sempre acaba em pizza!


Lamentavelmente, isso é um grande perigo. Dessa forma, a sociedade está assinando uma procuração em branco e dizendo aos nossos representantes:


“Façam o que quiserem! Ninguém liga mesmo! Absolvam o Renan à vontade, usem e abusem do voto secreto, das sessões fechadas. Prorroguem a CPMF, agüentaremos mais uma derrama! Promovam o loteamento de cargos como bem quiserem, inchem a máquina pública, aprovem mais um “trem da alegria”, criem mais um ministério! Mas por favor, deixem a educação, a saúde e a segurança agonizando lentamente. Nossas estradas estão em ótimas condições.


Obrigado excelentíssimos!”


É mais ou menos isso que soa aos nossos representantes o nosso comodismo diante de tantos absurdos. Parece que eles esqueceram para quê estão lá: representar-nos.
Representam a si e nada mais.


Será que estamos vivendo uma democracia plena? Que democracia é essa onde os representantes do povo não representam o povo? Onde o assistencialismo que deveria ser emergencial é nada mais, nada menos, que uma estratégia eleitoral; onde a maioria não tem conhecimento necessário para votar, por falta de educação; onde o fator principal do processo, o povo, o cidadão comum, como eu e você e aqueles que se encontram na fila do SUS, assistem a tudo de braços cruzados?


Que democracia é essa? Que país é esse?


A importância de Minas


Minas sempre foi o berço de grandes lutas. A começar por Tiradentes, o símbolo da inconfidência mineira que morreu por achar abusivo os impostos cobrados pela coroa portuguesa. Chegava à 1/5, ou seja, 20%. Hoje, pagamos mais de 40%, uma das cargas tributárias mais pesadas do mundo. Entretanto, hoje, o inimigo não é externo como eram os portugueses. Eles estão aqui, entre nós. Lembramos com orgulho também Juscelino, o presidente bossa-nova. Homem honrado e honesto que trouxe progresso e desenvolvimento ao país, fazendo de seu lema de governo uma verdade incontestável: 50 anos em 5. E também, Tancredo Neves, o mais estratégico dos opositores ao regime militar e símbolo das “Diretas Já”, da democracia e da vontade popular. “Coração de Estudante”, uma canção do cantor Milton Nascimento, marcou Tancredo eternamente na memória nacional.


Por isso levantaremos nossa voz pela ética. O nome já diz tudo: “Ética Já”. Essa ética anda tão sumida no Senado Federal, no antidemocrático voto secreto, na famigerada prorrogação da CPMF. Afinal de contas, a equação “governo + absolvição do Presidente do Senado = CPMF” é óbvia para quem acompanha a política diariamente, mas para maioria da população, não é. Além disso, o fim da corrupção e da impunidade estará claro em nossas bandeiras.


Estratégia simples, legítima, verdadeira e democrática


Nós mineiros, saudamos os amigos de outros estados. Temos a certeza que sábado, dia 29 de setembro de 2007 será mais um dia histórico. Estamos conseguindo cada vez mais adeptos, nos organizando cada vez mais. São simples os motivos:


Quem organiza o protesto? Brasileiros comuns como você, interessados no melhor para o Brasil e que não vão mais ficar calados diante de tantos absurdos. Esse protesto não segue nenhuma legenda política, nenhum líder, nenhum interesse particular.


Chega de omissão, corrupção, impunidade... Ética já!


Cordialmente,


A Família Brasileira


p.s.: Qualquer pessoa interessada pode nos ajudar na coordenação e divulgação, basta entrar em contato. Esse movimento é aberto e precisa da ajuda de todos!


2 comentários:

Anônimo disse...

Hi, as you may already noted I am new here.
Hope to get some assistance from you if I will have any quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anônimo disse...

pretty cool stuff here thank you!!!!!!!