terça-feira, 21 de agosto de 2012

Esfreguem o imposto na nossa cara




Comentei aqui que, nessa greve dos servidores federais, o cidadão assiste impassível às reivindicações, como se o dinheiro não saísse do seu bolso.

Quase ninguém se espanta com os servidores pedindo um salário inicial de R$ 12 mil --o que é raro mesmo nas maiores empresas privadas. Esse é o valor de um professor universitário no fim da carreira.

Um jeito de educar o brasileiro sobre quanto se paga de imposto seria mostrar todos os dias --aliás, várias vezes por dia-- o peso do governo.

Não basta saber que pagamos quatros meses de salários por dia para manter os governos. E que recebemos um serviço sofrível.

Deveríamos informar o consumidor quanto ele paga de imposto a cada compra. Ou seja, comprou um carro, o valor dos impostos seria anunciado separadamente. Quase ninguém tem a menor ideia de quanto está embutido no custo do governo nos produtos em que compramos.

Não implico com a alta taxa de impostos. Implico --isso sim-- com dinheiro desperdiçado, que poderia ir para melhor a saúde e a educação.

Nenhum comentário: