sexta-feira, 7 de novembro de 2008


.
SAIU NO ZERO HORA
.
O que a eleição de Obama nos ensina
por Ricardo Santos Gomes
..
John McCain e Barack Obama eram candidatos bastante distintos. Nos principais temas em debate na eleição americana, eles representavam as posições mais distantes que o eleitorado americano poderia conceber com naturalidade. As posições diametralmente opostas a respeito desses temas (a política externa, a regulação da economia, até o casamento gay) dos candidatos estavam em plena harmonia com o histórico dos dois partidos que representam. Republicanos como McCain e democratas como Obama são facilmente identificáveis por seu ideário.
.
Essa é a primeira lição para nós, brasileiros: no mundo civilizado, partidos têm ideologias claras, definidas, e conhecidas pelos eleitores. E os candidatos defendem publicamente o que pensam, em direta coerência com a linha do partido. Obama jamais seria nomeado para concorrer pelo Partido Republicano, ainda que suas chances de vitória fossem esmagadoras. Lá, é melhor perder a eleição com as suas idéias do que ganhar com as dos outros.
.
A segunda lição diz respeito à liberdade de participação política. Uma verdadeira aula de democracia. As pessoas não são obrigadas a votar, como aqui. Elas decidiram, voluntariamente, passar horas em filas de votação para registrar seu voto. O número de votantes foi proporcional à importância do pleito. Aprendamos, portanto: se a eleição for séria, haverá votos – e votos convictos.
.
A eleição de Obama ainda ensinou o valor da liberdade de imprensa. Enquanto no Brasil os meios de comunicação são censurados em época de campanha, nos Estados Unidos as grandes corporações da mídia, e também os pequenos jornais locais, podem abrir seu voto, declarar sua preferência, e defender em editoriais os motivos pelos quais estão fazendo isso. O papel da imprensa na informação do eleitor faz com que os temas em debate ecoem pelo país. Na hora de votar, o eleitor sabe em quem, e por que, está votando.
.
A última e, de longe, a mais importante lição que a eleição de Obama ensina ao Brasil e ao mundo é a lição de igualdade de oportunidades que uma democracia de mercado pode produzir. Em 1968 e, portanto, há exatos 40 anos, Martin Luther King Jr. era assassinado por defender a igualdade entre os brancos e os negros – que à época eram legalmente discriminados. Hoje, a maior democracia do mundo elegeu um negro para a sua presidência. A lição que devemos aprender é que a democracia e a economia de mercado geram um ambiente de liberdade, onde, não importa de onde se parta, se pode chegar ao topo.
.
fonte Zero Hora http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2284694.xml&template=3898.dwt&edition=11052&section=1012


Nenhum comentário: