segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Venezuela: Juventude Libertária











Por Gabriel Salas*

A recente onda de protestos desencadeada na Venezuela na última semana é a expressão de uma juventude que decidiu tomar o controle de um presente prejudicado por heranças malditas e injustiças, afim de construir um futuro de paz e oportunidades para todos.

Nessa juventude convivem várias gerações que possuem como denominador comum o feito de terem vivido a maior parte de suas vidas sob a tirania e a opressão do chamado “socialismo do século XXI“.

Os jovens venezuelanos saem às ruas porque temem que suas vidas e todos os seus sonhos sejam esmagados pelos slogans que suprimem a individualidade e a prosperidade. Estes jovens estão fartos de sentirem na própria carne os resultados da injustiça e da impunidade, que não perdoam nem distinguem credos, opiniões e cores, mas que minam permanentemente a confiança e a vida de centenas de milhares de pessoas em nossa sociedade.

Suas ferramentas de mudança são as ideias, a coragem e a dura vontade de superar a tirania através da luta não violenta. Em seu espírito levam a força da razão e em suas mãos a tocha da liberdade; uma tocha que carregam bem alto para iluminar a saída de uma das noites mais escuras de nossa história.



Com apenas quatro dias de protestos nossas baixas já são numerosas e muito doloridas. Só no primeiro dia foram assassinados dois grandes lutadores da liberdade. Ambos caíram pelas mãos daqueles que estão dispostos a escravizar e ajoelhar toda uma nação a qualquer custo.

Mas essas perdas, longe de se traduzirem num fim do movimento, se converteram em combustível para centenas de milhares de jovens por todo país que apenas intensificam sua ânsia por mudança. O futuro ainda não está certo, e por enquanto não se vislumbra o resultado final desta batalha. Contudo, aqueles que possuem a liberdade como propósito superior de vida jamais cederão ante o mal, e batalharão até alcançarem esse país almejado, onde todos estaremos unidos e iguais perante a lei; esse país de oportunidade e segurança com que todos sonhamos.

Escrito em homenagem a Robert Redman, Bazil Dacosta e todos aqueles que saem às ruas todos os dias para construir um futuro melhor.

“Tu ne cede malis, sed contra audentior ito.” Eneida de Virgílio, Livro VI



(*) O venezuelano Gabriel Salas é diretor executivo do Estudiantes por la Libertad Venezuela, membro do conselho executivo do Estudiantes por la Libertad América Latina e nosso colaborador em seu país natal.

Nenhum comentário: