segunda-feira, 18 de novembro de 2013

APRENDAM O QUE É IMPRENSA SÉRIA – Na semana em que mensaleiros vão em cana, capa da “Carta Capital” chama a atenção para o risco de extinção de uma perereca

Vou imitar os petralhas nas redes sociais e quando tentam invadir a área de comentários do blog: “Quá, quá, quá…” “Rarararara”… “Kkkkk”. Não sei imitar o som dos zurros. Na semana em que o Supremo decretou a prisão dos mensaleiros; na semana em que José Dirceu, Delúbio Soares, José Genoino e uma banqueira foram em cana por causa do mensalão, Mino Carta continua a assombrar o jornalismo mostrando como é que se faz. A capa da “Carta Capital”, generosamente bancada por patrocínio de estatais, chama a atenção para a extinção de uma perereca.
Sim, leitor amigo, um mundo sem pererecas seria certamente infernal, mas digamos que o assunto poderia ficar para a semana que vem, não é? O apocalipse das pererecas ainda tardará um pouco. Vejam.

É claro que Mino faz isso para a chamar a atenção. Assim, ficaria evidenciada uma suposta conspiração midiática — entenderam? —, à qual a Cartilha Capital não aderiria para demonstrar, coisa de que ninguém duvida, que faz jornalismo de outra natureza. Um leitor me mandou a imagem. Achei que estivesse me sacaneando; cheguei a pensar que era uma dessas brincadeiras da Internet… Entrei no site da revista. É tudo verdade.
Nem no site a prisão dos mensaleiros merece destaque. Nada disso! A revista prefere anunciar que “Dilma cospe fogo”, revoltada com a paralisação das obras. Entendi. A Cartilha certamente escreveu um texto demonstrando que a presidente faz muito bem em lutar para que obras que roubam dinheiro público tenham continuidade. É coisa de gente com moral superior.
Agora entendi por que tantos vagabundos, alguns disfarçados de jornalistas, e congêneres no feminino ficaram tão furiosos quando passei a assinar uma coluna na Folha. Quem deveria estar lá, no meu lugar, é um desses defensores fanáticos do sapo cururu.
PS: E aquele “aguenta firme”? Isso mereceria um ensaio de semiótica. Coragem, perereca!

Comentário deste blog:

E já começando o ensaio de semiótica proposto pelo Reinaldo Azevedo, o “aguenta firme” do Mino Carta pode ser interpretado, não apenas como um recado aos mensaleiros no xilindró, mas também (1) à Petrobras que o PT vem sistematicamente afundando ao contrário da Vale que foi parcialmente salva pela privatização; (2) aos amigos do rei e do BNDES como o Sr. Eike Batista que mesmo provando serem uma péssima opção de investimento, o PT investiu bilhares do erário a fundo perdido; (3) à quadrilha orbitando em volta da Sra. Rose Noronha, que vem literalmente agüentando firme, mas um dia a casa cai; (4) aos caudilhos bolivarianos Nicolás Maduro, Evo Morales, Cristina Kirchner dentre outros que estão destruindo seus países de origem; (5) aos militantes petistas que se vêem obrigados a justificarem eternamente um bando de ladrões, canalhas, incompetentes, inoperantes, etc, etc, etc.; (6) aos mensaleiros “corruptores” como o Sr. Marcos Valério que pegaram penas muito maiores que os “corrompidos” do núcleo petista. Por fim, o “aguente firme” honesto deveria ir p/ o Sr. Joaquim Barbosa que, contra tudo e contra todos seguiu em frente e encarou essa máfia asquerosa. Hoje , saudamos por honra ao mérito o Sr. Joaquim Barbosa!

Nenhum comentário: