sexta-feira, 4 de setembro de 2009

HEITOR DINIZ NO CRÔNICA POLÍTICA
.
Com pré-sal... e sem afeto?
.
Como nem todo bom pizzaiolo é também um bom churrasqueiro, pode desandar a receita do "chef" Lula, que corre para colocar no cardápio nacional o mais apetitoso quitute brasileiro da atualidade: a suculenta picanha do pré-sal.

E nessa de "aumenta o fogo", "baixa o fogo", "põe carvão", "abafa", vem desagradando importantes convidados de um incerto jantar: de um lado os governadores, receosos de ficarem só com o osso, e, de outro, os parlamentares, instados a trabalhar de maneira intensiva.

E se o Congresso não tem compreendido bem sequer o significado de "trabalhar", que dirá com a partícula complicadora "de maneira intensiva"?

A bem da verdade, não apenas o jantar pré-salgado ainda é incerto, como incertos também são os próprios convidados.

Quem ficará com o primeiro pedaço? Quem ficará com o maior? Quem pegará a gordurinha? E quem vai ficar só no vinagrete?...

... E quem vai lavar a louça?

Do lado de cá, o que se discute é quem ficará responsável por pagar uma conta, ao que tudo indica, pré-salgada. Afinal, a capitalização que tem sido proposta para a Petrobras é simplesmente monumental. Para completar, só aceitam dinheiro vivo. Nada de cheque, cartão ou FGTS na jogada.

Ainda na obscura realidade e potencialidade do novo tesouro, outra dúvida: será um portentoso banquete, do qual sairemos todos regalados e clamando por um pré-sal de fruta (não resisti)... ou, após a exploração, correremos todos, ávidos, para o sanduba lá no trailer da pracinha?

A conferir.

Enquanto isso, chef Lula, não se esqueça de outro de nossos promissores tesouros, que há bem pouco tempo andava na crista da onda, além de ser ecologicamente mais correto que o ouro negro: o etanol.

Por hora, álcool mesmo, só na nossa boa caipirinha.

Com cana brava e limão capeta, para justificar algumas caretas por aí.

Ou seria a velha caipirinha preparada com as velhas jabuticabas, que só brotam por aqui?

P.S.: ficou com saudade do Lula do tempo do etanol? Olha ele aí: Crônica Política.

.
Fonte: Crônica Política por Heitor Diniz

Nenhum comentário: