domingo, 19 de julho de 2009

RODRIGO CONSTANTINO
.
UNE: União dos Néscios e Esquizofrênicos
para o Instituto Liberal
.
Alguém se lembra do barulho que os “estudantes” da UNE faziam no passado contra o governo, quando o PT ainda era oposição? Como no caso dos “caras pintadas” pedindo o impeachment do presidente Collor? Ou da pressão que a UNE exerceu para instalar CPIs durante o governo FHC? Pois é: quem te viu; quem te vê. Agora que o PT é governo, a UNE faz um constrangedor silêncio sobre todos os escândalos de corrupção envolvendo os aliados do presidente Lula.
.
Em reportagem de O Globo (17/07/09) com o título “UNE defende Petrobrás com verba da Petrobrás”, o jornal afirma que a entidade recebeu quase um milhão de reais de órgãos públicos federais para realizar seu congresso, sendo R$ 100 mil da própria Petrobrás. O cão não morde a mão que o alimenta. E a UNE é como os cachorros raivosos alimentados pelo porco Napoleão no livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell. Parece um cão treinado para latir quando o governo precisa desviar a atenção de algum novo escândalo.
.
Nenhuma palavra da UNE contra Sarney, que o presidente Lula tanto defende. Nenhuma palavra contra a nova amizade entre Collor e Lula. Nada sobre os escândalos envolvendo a gigante estatal, uma das principais patrocinadoras do congresso. Ao contrário: defender a CPI para investigar a corrupção na Petrobrás passou a ser coisa de “neoliberal”. Como no livro, existe apenas um mandamento: “Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros”. Os porcos ligados a Napoleão passaram a negociar com os homens de granjas vizinhas, e aprenderam a andar em duas patas. Tudo parte do “jogo democrático”. Agora já é impossível distinguir porco de homem.
.
Tanta metamorfose ambulante nos faz especular que a UNE seja formada apenas por idiotas úteis e esquizofrênicos. Se não for uma dessas alternativas, teríamos que constatar a única opção restante, qual seja, a falta de caráter. Como sempre prefiro o benefício da dúvida, sugiro mudar o significado de UNE, que em vez de União Nacional dos Estudantes, passaria a representar União dos Néscios e Esquizofrênicos.
.
fonte: Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: