quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DIÁRIO DO COMÉRCIO
.
Quem paga os impostos?
.
Tenho lido, em vários veículos de comunicação, críticas de empresários reclamando da alta carga tributária brasileira e culpando o governo pelos problemas econômicos que nos têm acometido.
.
Mas, afinal, quem paga os impostos?
.
A alta carga tributária da qual todos falam não é paga pelas empresas, mas sim pela população que consome os produtos. Aquelas são meras intermediadoras desses impostos, que são embutidos nos preços dos produtos.
.
Quando compramos feijão, arroz, cerveja, roupas, remédios ou qualquer outro produto, uma grande parte do que pagamos são impostos.
.
Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), o resultado da soma dos tributos federais, estaduais e municipais arrecadados no primeiro semestre de 2008 atingiu 37,27% do PIB (Produto Interno Bruto); isso significa que, de tudo o que nós brasileiros compramos, um terço foi repassado ao governo pelas empresas.
.
E para onde vai esse dinheiro?
.
O Estado o utiliza para proporcionar saúde, educação, segurança e todos os demais serviços públicos que nos são oferecidos. Sendo assim, podemos concluir que esses serviços não são gratuitos, e sim pagos pela própria população por meio dos impostos. Quando o governo desapropria uma fazenda e a doa aos "sem-terra", quando ele constrói um hospital ou uma estrada, ele está fazendo isso com nosso dinheiro.
.
A realidade é esta: não são as empresas que pagam os impostos, somos nós consumidores que pagamos; por isso, temos que aprender a exigir que nossos governantes administrem nosso dinheiro de forma sensata.
.
Benjamim Franklin disse uma vez: "Não há nada certo na Terra, tirando impostos e a morte."
.
Sem os impostos não seria possível organizar nossa sociedade, mas o seu abuso também não nos é benéfico.
.
Os empresários têm razão de reclamar da alta carga tributária, pois ela retira o poder de compra dos consumidores e o transfere para o Estado, que gasta de forma desordenada e improdutiva, mas erram ao não informarem à população sobre quem realmente está pagando essa conta.
.
Somente uma população consciente de seus deveres saberá cobrar por seus direitos.
.
João Antunes - Vice-presidente do IEE (Instituto de Estudos Empresariais) - Capítulo BH
.
fonte: http://www.diariodocomercio.com.br/ publicado em 14/10/2008

Nenhum comentário: