quarta-feira, 9 de julho de 2008

INSEGURANÇA PÚBLICA
.
Tragédia no Rio
Os que deveriam zelar pela nossa vida, tiram a vida de um garoto e causam pânico e dor no país inteiro
.

.
Como é triste esse caso. Paulo Amaral, pai de João Roberto, mesmo num momento de tamanha dor, consegue juntar os cacos para um desabafo. Segundo ele, quem deveria fazer justiça não é o despreparado policial de rua, e sim a justiça. E as autoridades do estado fluminense, as mesmas que cortaram cursos preparatórios para policiais vêm à mídia dizer que os policiais serão punidos. Ora, eles, as autoridades que deveriam ser punidos. Os policias são reflexo da inoperância do estado em garantir segurança, saúde e educação. Esses policiais são como professores que não recebem o mínimo aparato necessário para dar uma aula. Como pode um profissional defender a vida do cidadão se, nem curso para abordagem de rua ele recebeu? Vir dizer que cursos via internet serão ministrados? Curso de segurança pública pela internet? Curso de tiro pela internet? A que ponto chegamos... Onde vamos parar?
.
Não basta ser nenhum estudioso de segurança para perceber que a secretaria de segurança pública fluminense optou por quantidade, e não por qualidade. Época de eleição, dá uma farda para qualquer um e coloca na rua. Marketing eleitoral grosseiro. Entope as ruas de policias! Se eles vão atirar em traficante ou criança, aí já são outros quinhentos. Aliás, quem nunca escutou pelo Brasil afora: "Tenho mais medo de polícia do que de bandido." Não é só no Rio, é no país inteiro. Traficante, ao menos, é bárbaro apenas com seus desafetos. Com quem não mexe com eles, não incomoda o comércio das drogas, nada acontece. Aliás, traficante trata bem seus clientes. Garante a segurança na região em que opera seu negócio, até pune os que desobedecem as regras, assim como fazem com os ladrões nas redondezas que são severamente punidos. Claro que o traficante quer apenas manter a tranqüilidade da área, afinal, perto de boca de fumo ninguém deve cometer delitos para não chamar a atenção. Contudo, o traficante é a justiça local, o traficante garante a segurança da área. Assim como os milicianos. Em sua maioria, policias que praticam a milícia para reforçar o surrupiado ordenado. Ou seja, a maioria dos traficantes e milicianos oferecem segurança e justiça com maior eficiência que o estado. A verdade é cruel, mas é fato. Se eles prestam esse serviço dentro ou fora da lei, aí já é outra discussão.
.
A ineficiência da segurança está na pauta. Quem não se recorda do trágico episódio do ônibus 174, onde a vida da refém foi perdida por total despreparo da polícia. A política do enfrentamento, onde a bala é a solução, ceifa vidas inocentes. Até quando teremos que suportar a insegurança pública? Enquanto isso, vamos nos trancafiando dentro de nossos lares: Cerca elétrica, segurança privada, câmaras por todos os lados e se sair de casa, reze, porque você pode parar numa blitz, desaparecer e seu carro aparecer com tiros no fundo do canal. Ou então o guarda-costas do filho da promotora, policial fazendo um bico, pode tirar sua vida na porta de uma boate. Ou então, o carro onde sua esposa e seus dois filhos voltam de uma inocente festa de criança pode ser alvejado por tiros disparados pelos traficantes. Ops... Não eram traficantes que dispararam os tiros! Eram policias do tal estado de direiro. Possivelmente o dinheiro do nosso imposto estava empregado naquela bala que acertou, injustamente, o garoto João Roberto.
.
Desejar força para a família num momento de tamanha dor, é tudo que podemos ofertar.
.
nota: Muitos defensores desse inoperante estado que aí está, em todas as esferas (municipal, estadual, federal), em todos os poderes (executivo, legislativo, judiciário) nos atacam de amplificar apenas as coisas ruins. Como gostaríamos de estar aqui parabenizando a Polícia Federal pela prisão de corruptos, apesar de nenhum mensaleiro ter sido punido, ou então comemorando a queda da inflação, ou então agradecendo o estado pelo ótimo serviço de saúde prestado nos hospitais públicos. Gostaríamos muito de ver menos notícias ruins no noticiário, é óbvio!

Ninguém gosta de publicar, ou noticiar ou até mesmo ter que conversar sobre coisa ruim, triste, negativa. É chato, faz mal. Mas infelizmente, as notícias boas estão cada vez mais escassas quando o assunto gira em torno da ética. Como seria bom se o Brasil fosse um país onde as pessoas praticassem suas ações em torno da ética, do respeito, da dignidade humana. Seria tão bom se os brasileiros jogassem no time do bem. Nossos hábitos estão contaminados, pela ausência de deveres morais e cívicos. Pela falta de senso ético...
.
A falta de senso ético se instalou no país. Todos cobram seus direitos, mas ninguém se repsonsabiliza pelos seus deveres.
.
Temos até polícial em Brasília que rouba, descaradamente, dinheiro de cego, e ainda tira sarro como exibido no programa CQC da TV Bandeirantes, na segunda-feira, 07 de julho.

Queremos ética do presidente, do governador, do prefeito, do desembargador, do deputado, do feirante, do lixeiro, do empresário, do funcionário público, do médico, do engenheiro, do padre, do pastor, do jornalista, do atleta, do policial, de todos. Chega desse jeitinho brasileiro de querer "engalobar" em tudo. Polícia não é instrumento eleitoral. Um profissional que vai zelar pela segurança pública tem que ser devidamente treinado e capacitado para exercer tal função. Já basta termos que suportar inúmeras obras eleitorais, que só aparecem em ano de eleição, como se brasileiro fosse burro. Com os representantes que aí estão, até parece mesmo. Somos uma bando de burros carregando um pesado fardo, o fardo de não saber votar.
.
Gostaríamos muito que esse post, ou nota, ou assunto não existisse, pois o garoto João Roberto não merecia isso.

Um comentário:

Luh° disse...

É realmente deprimente ter que falar sempre de noticias ruins e o mais perigoso é quando isso se torna rotineiro. Quem já não ouviu: pra que assistir/ler jornal, é sempre a mesma, mais um esquema de corrupção, mais um morto por bala perdida, mais um zé ninguem preso e um politico corrupto solto!
E é realmente horrivel, pq a pessoa está certa! E quando vemos uma situação dessas, uma vida que mal começou ser tirada de forma tão cruel, tão sem sentido... eu me sinto tão pequena diante de tantos problemas que sinto a mesma vontade de falar: ver jornal pra que?
Mas eu não vou me acovardar, eu não vou ser egoista a esse ponto! Temos que nos unir, somar forças, subtrair as diferenças e lugar... do jeito que pudermos, o quanto pudermos. Nós seremos éticos, nós seremos corretos escancadamente... e quando alguém nos chamar de idiotas por isso, nós simplesmente diremos que não podemos exigir dos politicos algo que nós não somos! E que nós deitamos nos nossos travesseiros e dormimos em paz, sem peso na conciencia por ter passado alguém pra trás... e que só isso já nos basta!
Porque se cada um fizesse sua parte, cobrasse de sí e ensinasse aos outros não precisariamos de ver somente noticias ruins nos jornais!