quarta-feira, 23 de julho de 2008

DEU NA FOLHA
.
Greenhalgh rebate acusações do MPF de que seja o elo entre governo, Congresso e Daniel Dantas
.
O advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, ex-deputado federal pelo PT, rebateu as acusações feitas pelo Ministério Público Federal, de que ele seria o elo entre o governo federal e o Congresso com o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, preso nesta terça-feira pela Polícia Federal durante a Operação Satiagraha -- deflagrada com a finalidade de combater um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro.
.
Em nota, Greenhalgh diz desconhecer as razões que motivaram o envolvimento de seu nome nas investigações da PF.

.
O ex-deputado disse ainda que a violação às prerrogativas do advogado é prática inadmissível no Estado Democrático de Direito.

.
Veja abaixo a íntegra da nota:

.
"Desconheço as razões que motivaram o envolvimento de meu nome nas investigações da Polícia Federal. Não tive acesso aos autos. O que sei foi pela imprensa e pela entrevista dos promotores.

.
Fui contratado por Daniel Dantas para assisti-lo na qualidade de advogado criminalista, atividade que exerço há mais de 30 anos.

.
Atuei na defesa de meu cliente nos estritos marcos da legalidade e da ética profissional.

.
Nem mesmo durante a ditadura militar fui envolvido numa investigação por conta de minha atuação na defesa de meus clientes. A violação às prerrogativas do advogado é prática inadmissível no Estado Democrático de Direito.

.
Luiz Eduardo Greenhalgh"

.
fonte www.folha.com.br
.
Para que não sabe, Luiz Eduardo Greenhalgh é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e já defendeu os líderes do MST José Rainha Jr. e João Pedro Stedile.
.
.
.
.
.
DIOGO MAINARDI
.
Daniel Dantas e Naji Nahas presos
.
Hoje, terça-feira, bem cedinho, olhei pela janela e vi uma câmara da TV Globo apontada para o prédio vizinho, onde mora Verônica Dantas. Pensei:
.
- Oba! Daniel Dantas vai ser preso!

.
Pouco depois, li que Naji Nahas havia sido preso junto com ele. Pensei:

.
- Oba, oba, oba!

.
Em setembro de 2005, publiquei meus dois primeiros artigos sobre Daniel Dantas, intitulados
"Resumo da Ópera" e "Resumo da Ópera 2". Eu dizia:
.
"Até 2002, Marcos Valério era um operador local de Dantas, encarregado do abastecimento do bando mineiro do PSDB. Quando Lula foi eleito, Marcos Valério se aproximou de Delúbio Soares e passou a canalizar toda a propina que Dantas era obrigado a pagar ao governo federal, representado pelo bando de José Dirceu".

.
Depois desse segundo artigo, fui procurado por Daniel Dantas. Ao todo, encontrei-o quatro vezes, em seu escritório, entre setembro de 2005 e maio de 2006.

.
Desde o primeiro encontro, impressionei-me com sua vergonhosa falta de coragem. Por esse motivo, duvido que ele diga o nome dos políticos que pagou, apesar de estar na cadeia. Pressionado, ele sempre recorre à barganha mais rasteira, distribuindo ameaças. No artigo
"A última sobre Dantas", citei alguns dos fatos que podem atemorizar Lula e o PT. Recomendo sua releitura, em particular o trecho sobre o encontro de Lula com a diretoria do Citibank.
.
Naji Nahas, o parceiro de Dantas, é protagonista de um episódio que, até hoje, ninguém se interessou em apurar. Em fevereiro de 2006, em
"Para entender o caso Nahas", denunciei seu envolvimento numa negociata da Telecom Italia. Dois anos depois, em fevereiro de 2008, na coluna "Fantasioso? Sórdido?", finalmente consegui reconstruir o caso, a partir de um documento do diretor-financeiro da própria Telecom Italia. Servindo-se de um doleiro e de um contrato com Nahas, a empresa reuniu 1,3 milhão de dólares em dinheiro vivo. O dinheiro, segundo testemunhas de um inquérito italiano, foi usado para corromper políticos em Brasília, entre abril e maio de 2003, no comecinho do mensalão.
.
O inquérito italiano cita igualmente os 25 milhões de euros que a Telecom Italia pagou a Naji Nahas. Tratei do tema em
"Esperei Godot. E ele apareceu". Um dos diretores internacionais da Telecom Italia declarou à justiça milanesa que Naji Nahas recebeu o dinheiro em virtude de "suas ligações com os aparatos institucionais brasileiros, como o Ministro da Fazenda", Antonio Palocci. Esse depoimento foi disponibilizado na internet. Antes de publicá-lo, conferi sua autenticidade com seu próprio autor, o diretor internacional da Telecom Italia, Giuliano Tavaroli. Alguns pilantras me acusaram de ter recebido o documento de Daniel Dantas. Como assim? Daniel Dantas estaria tentando incriminar seu sócio Nahas?
.
Foi por tudo isso que, ao acordar, olhei pela janela e pensei:

.
- Oba!

.
E pensei também:

.
- Naji Nahas está me processando. Será que ele vai poder comparecer ao tribunal?

.
E pensei, por último:

.
- Onde está Marcos Valério? E Delúbio Soares? E José Dirceu? E Roberto Teixeira, o compadre de Lula, contratado por Dantas? E Duda, contratado por Dantas? E Kakai, contratado por Dantas? E Delfim? E Della Seta? E Lula?

.
A prisão de Daniel Dantas e de Naji Nahas é a chave para entender o que aconteceu no Brasil nos últimos 10 anos. Vou ficar olhando pela janela à espera de notícias.

.
fonte Podcast Diogo Mainardi www.veja.com

Nenhum comentário: