quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

TCU vai investigar gastos com cartões corporativos

A FARRA DOS CARTÕES CORPORATIVOS
.
TCU vai investigar gastos com cartões corporativos
Membros do governo torram em 2007 R$ 75 milhões do dinheiro público
.
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira a realização de auditoria contábil nas despesas do governo com cartão de crédito corporativo. a investigação será feita pelo Sistema Integrado de Controle da Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
.


Segundo o autor da proposta, ministro Ubiratan Aguiar, a auditoria vai verificar se os gastos feitos pelos servidores nos cartões corporativos está de acordo com a lei e vai abranger, inclusive, despesas consideradas de pequeno valor. O TCU vai checar também o volume dos saques em dinheiro e se o porcentual utilizado está de acordo com a lei.
.

Abusos – Nesta quarta-feira mais um ministro entrou para a lista das autoridades do primeiro escalão acusadas de uso indevido dos cartões de crédito corporativos: Orlando Silva, dos Esportes. Ele se juntou ao grupo já formado pela ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, e da Pesca, Altemir Gregolin. As operações realizadas por eles não eram "emergenciais", como exige decreto que regulamenta o uso dos cartões. Orlando Silva, por exemplo, chegou a realizar gastos em uma tapiocaria em Brasília no valor de 8,30 reais. Apesar do baixo valor, o ato foi irregular.
.

Matilde, Gregolin e Silva são os ministros que mais gastaram com o cartão do governo. A fatura do cartão usado por Matilde chegou a 171.500 reais, a de Altemir a 22.600 reais e a de Silva, 20.100 reais. A análise se refere exclusivamente a gastos com restaurantes. Juntos, eles pagaram despesas no ano passado em 158 restaurantes, lanchonetes, bares ou choperias.
.
Chama atenção ainda o fato de algumas despesas não terem sido realizadas em dia de atividade oficiais. Silva, por exemplo, lançou no cartão pagamento de 468,05 reais relativo a restaurante em São Paulo em dia em que não tinha compromissos oficiais. Já Gregolin anotou três despesas no Carnaval de 2007, que somam 222,85 reais, em restaurantes do Rio, todas na Quarta-Feira de Cinzas. O ministro disse que trabalhou no Carnaval: teria ido à Marquês de Sapucaí na companhia do ministro da Pesca da Noruega, que assistia a um desfile cujo tema era o bacalhau.
.
fonte Veja OnLine: http://vejaonline.abril.com.br

Nenhum comentário: