sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestantes queimam bandeira do PT durante protesto





















Foto: Daniel Teixeira / Estadão

Comentário deste blog:

Quem nos acompanha sabe o quanto prezamos pelas liberdades, especialmente a liberdade de expressão. E por uma questão de bom senso e em respeito ao Estado de Direito, somos radicalmente contra a violência e o vandalismo, entretanto, favoráveis às manifestações, desde que pacíficas.

Ocorre que há uma clara tentativa de transformar "oportunismo" em "liberdade de expressão".

É notável nesse momento a militância dos partidos tentando se aproveitar da situação para levantar suas bandeiras. Isso é legal, é democrático, mas é imoral.

Esses mesmos partidos políticos que nada fizeram contra a corrupção e impunidade querem vir agora integrar os protestos, como se não tivessem nenhuma responsabilidade com o descontentamento geral.

É uma atitude inclusive burra, pois afronta os manifestantes, desrespeita quem foi para as ruas exatamente por não se ver representando na classe política atual.

No Facebook, o meio onde as ideias se propagam, a confusão é geral conforme bem relatou um usuário:

"O feed do facebook e as conversas de corredor mostram: 'direita' com medo da 'esquerda' estar armando. 'esquerda' com medo da 'direita' estar armando. (Pode substituir por 'progressistas' e 'reacionários'). 'Apartidários' que têm certeza que os 'partidários' estão armando. E 'partidários' que têm certeza que os 'apartidários' são 'partidários' que estão armando. E 'a Globo' está armando, pois fala pouco e 'a Globo' está armando, pois fala demais. A 'polícia' está armando porque faz vista grossa para os vândalos e a polícia está armando porque é violenta demais. Todos conspiram e conspirando, parecem realizar as profecias dos demais...

As pessoas estão nas ruas pelos motivos mais diversos (tem até quem queira só micaretar), com cartazes vários e ignorâncias mil e ainda acreditam em coletivismos e planejamento central (de fato, pelo conteúdo dos cartazes, a maior parte acredita mesmo). Mas coletivos não agem uniformemente, nem a informação é perfeita para ninguém. Quem ganhar vai ter sido, no máximo, um extraordinário oportunista, não um grande planejador."

Ou seja, o oportunismo vai sofrer sim hostilidade. O PT, PSTU, PCO, PSDB, DEM, a CUT, a Força Sindical, a UNE  não são bem vindos pois eles são exatamente os alvos dos protestos.

Nenhum comentário: